Fórum Romano

TÓPICO - aberto em 26 de febrvarivs de 212 por MODERADOR: Quais as causas da atual decadência do nosso império?

CAIVS DEQUATRVS: A culpa é da sanha neoliberal assassina entreguista deste governo, que privatizou as colônias mais rentáveis do império, vendendo-as a preço de banana para bárbaros. Estes hunos, godos e vândalos hoje riem da nossa cara!!!

CAIVS DEBOCCAS: Quero lembrar ao colega acima que, dos eventos citados, não foram detectadas irregularidades no processo, ao contrário de certos senadores envolvidos no escândalo da Lunação, fato que o colega acima parece ignorar.

CAIVS DEBVNDAS: eu axo ki, essas coizas, naum sei pq mais mi dão uma agústia quando eu vou (editado pelo moderador)

CAIVS PETVLANTIS: É de se lamentar a ignorância dos que aqui comentam. Ouso inclusive declarar que este é uma das causas da decadência apontada no tópico. Vão estudar!!!

TROLLVS: AAJKDHAKHDKHFAKFHFSH OWWEOOSFOISJ VAO SE (editado pelo moderador)

O Fórum Romano tinha de tudo. Havia praças onde se realizavam discursos, eleições e julgamentos; arcos, estátuas e monumentos, templos, cúrias, aparatos tribunalescos e toda a parafernália necessária à vida civilizada. Havia também inúmeros mercados, precursores dos atuais shopping centers. Enfim, praticamente qualquer negócio ou evento desenrolava-se por ali. Era o equivalente romano da Ágora grega, o centro efervescente da comunidade. É uma grande visita e um bom exercício para os pés. Os que se interessam por História, como este que vos escreve, vão adorar e fuçar todos os cantos até dizer chega.

Arco de Tito

Fica ao lado do Coliseu e, como escrevi, começou a chover na minha visita e voltei no dia seguinte. Júpiter quis assim.

A entrada é na Via di San Gregorio, em frente ao Coliseu. Ao ingressar, pode-se percorrer o Monte Palatino, à esquerda, ou o Fórum, à direita. O Monte é uma das chamadas sete colinas de Roma e também tem sua cota de monumentos. Na verdade, o Fórum e o Palatino meio que se misturam.

Visível desde o Coliseu, o Arco de Constantino. Como diz o nome, foi construído pelo Imperador Constantino para celebrar sua vitória na batalha de 312 D.C. contra Maxêncio, seu cunhado que havia tomado Roma. Cunhado é sempre um problema. Com sua vitória, Constantino tornou-se o primeiro imperador a se converter ao Cristianismo.

É um espanto a sensação de estar em lugares com milênios de idade e lembrarmos que nós, por exemplo, temos apenas 512 anos. Um cisco na história humana.

Nero

Nero foi um popstar romano que alcançou a fama com seu hit “AI SE PEGVS EST DELICIVS”. Seus grandes shows eram um arraso, e o maior deles incendiou Roma. Todo mundo dançou sem parar durante cinco dias, num evento transmitido ao vivo para todo o império. Infelizmente, Nero era megalomaníaco, queria sempre mais e morreu devido ao excesso de álcool e drogas numa crise de depressão. Seus descendentes inventaram um programa de gravação de CD-ROMs e se deram bem.

Teste de som para uma apresentação de Nero.

Muitos historiadores afirmam que a roubalheira correu solta na construção de vários edifícios do Fórum.

O Arco de Tito, construído em 82 D.C. pelo seu irmão, o imperador Domiciano, celebra o sítio de Jerusalém, inclusive com uma cena da Menorá sendo levada do Templo de Jerusalém.

….….

Em Roma, até as gralhas andam de nariz empinado!

Considerando que um arco é um monumento dedicado a conquistas bélicas e os romanos adoravam um pega-pra-capar, tome arco: este acima é o de Sétimo Severo, construído em 203 D.C. pelas suas vitórias contra os Partos. Não confundir com Esparta.

Templo de Saturno, o deus morrinha, e jardim das vestais. Vestais eram virgens. Extintas com a queda do império.

Vocês já receberam aquela imagem onde se tem que encontrar um gato no meio de um capinzal? Encontre a lagartixa aí em cima. Esta é uma lição importante da natureza: camufle-se ao menor sinal de perigo.

About these ads
Esse post foi publicado em Itália, Roma, Viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Fórum Romano

  1. Este post está o máximo! Sua descrição histórica é genial. Abraços.

  2. Também adorei o post e principalmente a leve pitada de humor (leve?!). KKKKKK Selecionei inclusive para o Oscar dos “Mais do Mês” de Fevereiro de 2012 lá no meu blog. Parabéns pelo texto e continue assim!

  3. petter disse:

    A platéia pega fogo quando rolam os festivais! Já dizia Zeca Baleiro…

    • Arthur "H" disse:

      Gleiber, valeu. Sempre tempero com uma pitada de humor pra engrossar o molho ;)

      Petter, Zaca Baleiro é um filósofo a ser reconhecido entre os grandes.

      Abs!!!

  4. Pingback: Éfeso e seus últimos habitantes |

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s