Sobre balões & Capadócia

O vôo de balão na Capadócia é daqueles passeios que valem toda a viagem. Se eu fosse mais maluco, voltaria à Turquia num feriadão de 4 dias só para fazê-lo de novo: um dia para ir à Turquia, outro para ir à Capadócia, outro para fazer o passeio de manhã e voltar a Istambul, e o último dia para voltar ao Brasil…

Se você vier de pacote, o passeio provavelmente já estará “pré-reservado”. Não compre tudo no Brasil. Deixe para pagar o passeio na véspera, diretamente à empresa, pois o vôo depende das condições climáticas e, se não ocorrer, o dinheiro é devolvido na hora. Se vier por conta própria, contate antes as empresas para a reserva. São 150 euros (160 no cartão) e eles te pegam 5:15 da manhã no seu hotel. Todo prazer tem seu preço.

Algumas companhias que fazem os passeios:

Cihangiroglu Balloons;

Kapadokya Balloons;

Göreme Balloons;

Anatolian Balloons;

Butterfly Balloons;

Balloon Turca;

Cada balão leva 24 passageiros e o passeio dura em torno de uma hora. Como de praxe no balonismo, tem champanhe e um certificado no final!

E vamos ao Göreme Open Air Museum (entrada 15 TL): eu chamaria este sítio arqueológico de Petra II, a missão. Trata-se de um grande complexo de igrejas, capelas e monastérios totalmente escavados nas rochas.  Aliás, você sabia que chama-se “troglodita” todo aquele que vive em cavernas, seja um boçal ou um cidadão em sintonia com o meio ambiente, adotando uma filosofia de vida autossustentável?

Por falar em integrado com a natureza…

Quando se fala em igrejas, estão mais para capelas. As mais famosas são as de Santa Bárbara, São Basílio e a igreja Negra.

…………

Quase todas as pinturas estão com os seus rostos destruídos. Isso porque o imperador bizantino Leão III aderiu à iconoclastia, corrente religiosa que proíbe o culto a imagens, e mandou vandalizar tudo no século VIII. Agora você sabe o que é um iconoclasta. I-co-no-clas-ta.

Claro que ele também queria conter a influência crescente dos monastérios na política, mas isso é outra história.

A igreja de Tokali (ingresso à parte, 5 TL) possui uma bela coleção de afrescos religiosos, com representações de várias passagens da Bíblia. Infelizmente, não pode ser fotografada.

Na verdade, este belo conjunto sofre de alguns pequenos problemas: primeiro, a inevitável comparação já mencionada com o esplendor de Petra, na Jordânia. Segundo, como as igrejas e capelas são bem pequenas, os grupos têm que esperar pacientemente, debaixo do sol, a sua vez de entrar. Terceiro, a visita foi feita depois do passeio de balão, realizado no início do dia. Pela sua fantasticidade, o passeio de balão meio que diminui qualquer coisa que seja vista depois dele…

Chegando numa pombinha

Toda ajuda é sempre bem-vinda

Falando na Capadócia, esta terra proporciona belas imagens, com suas paisagens cobertas de sedimentos de lava esculpidos pela erosão durante milhares de anos. Rochas de densidades diversas foram desgastadas de maneiras diferentes, formando estas “chaminés de fadas”.

Precisa dizer que tudo isso é ainda mais bonito visto do alto?

Se bem que alguns interessantes detalhes só são vistos de perto. Voe, mas tenha sempre os pés no chão, já dizia o sábio.

Você, outra vez???

Esse post foi publicado em Capadócia, Turquia, Viagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Sobre balões & Capadócia

  1. Oi, Arthur! Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia Paulista

  2. Essa é uma viagem que eu quero muito fazer!!! Ótimo post…

  3. Arthur, seu desalmado!!!! Será possível que vai ser assim, hein, sempre assim?? Um post melhor do que o outro? Assim eu não aguento, meu filho, dá vontade de sair comprando passagem, reservando hotel, etc etc etc. Tô aguando aqui… aguando. Abraço.

  4. petter disse:

    Esse é um sonho de criança… vou começar a juntar a grana… euheuehhue… lindas imagens!

  5. Pingback: E Pamukkale, hein? |

  6. Vanda disse:

    estou indo para Turquia em Junho …é possivel comprar o ticket do balão aqui no Brazil pra deixar reservado?

    • Arthur "H" disse:

      Oi Vanda, é possível sim. Veja os links das empresas que fazem o passeio no post para entrar em contato com uma delas. Abs!

      • Vanda disse:

        Bom Dia Arthur…obrigado, eu entrarei no site….estou em dúvida se compro pelo Brasil ou pela agencia que estou viajando em excursão….tenha um excelente fim de semana!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s