Bodrum: onde a Turquia e a Grécia se encontram

Bodrum é um balneário muito, muito agradável na costa ocidental da Turquia, às margens do Mar Egeu. A típica cidade de praia “chique”, como Punta del Este, Búzios e outras, com suas casas de praia, marinas, resorts e vida noturna agitada. Mas com o charme especial de ter uma milenar história por trás, em conjunto com sua vizinhança grega (a ilha de Kós está a apenas 20 minutos daqui, de aerobarco*).

Já ouviram falar em Halicarnasso? Pois é, assim se chamava Bodrum há 2.000 anos. Na tumba de Mausolós, daquele rei que deu origem ao termo “mausoléu”? Está aqui. Heródoto? Nasceu aqui.

Mas o que mais importa: é realmente um lugar muito gostoso para descansar (principalmente depois do périplo pelo interior da Turquia) e passear. Outro lugar dos Top 3 que valeram a viagem. Há vôos diretos de Istambul a Bodrum – aeroporto de Milas, a 40 minutos de carro. Vindo de Kusadasi, são duas horas na estrada.

…..

Fiquei no Azka Otel, um resort com quartos meio furrecas e restaurante mais furreca ainda. Me jogaram no último quarto da última ala do último andar, então já viu. Mas considerem que meu padrão estava elevado, pois tinha acabado de vir do Charisma de Luxe(PS: é proibido levar bebidas / alimentos para o Azka. Havia reclamações sobre essa política no Trip Advisor e, de fato, tem um alerta nos quartos do hotel)

Por fora o hotel é legal. Há uma praia própria, muito tranquila (traga óculos de natação / mergulho; tem um monte de peixinhos), e fica a apenas 15 minutos de caminhada da marina “de dentro” de Bodrum. Existem duas: a “de fora”, bem cheia de gente, e a “de dentro”, mais calma. São divididas pelo Castelo de Bodrum, onde fica o Museu de Arqueologia Submarina. Procure ficar em hotéis perto dessa área, para poder passear a pé e dispensar transportes.

As marinas são o calçadão de Bodrum, o lugar do footing. Nesta parte abaixo, com toldos, há várias lojas de grife. Preços iguais ao do Brasil, então só olhe.

Além do comércio, há vários restaurantes por aqui. Eu gostei do Café Cafen (foi indicado no Trip Advisor). O Köfte com iogurte e batatas fritas estava delicioso. Köfte são as “almôndegas” do Oriente Médio.

Havia um pedinte querendo comida, mas ele era bem simpático.

Três pedaços e queria mais. Sério problema social

Nada de passeios, nem acordar cedo, nem perrengar o dia todo. Delícia. Mas só fiquei duas noites. Se eu soubesse, teria passado mais dias aqui.

Ao contrário do resto da Turquia, não se ouvia ninguém falando português aqui. Só tinha gringo mesmo. Embora Bodrum fizesse parte do pacote, ainda é um “lançamento”.

Ao fim da marina, há o já citado Castelo de Bodrum (ou de São Pedro), com o Museu de Arqueologia Submarina (20 TL). É um museu muito interessante, com objetos achados em naufrágios da Antiguidade. Existe até uma sala com os despojos do casco de um cargueiro romano, com tudo o que foi possível preservar.

E ânforas. Ânforas serviam para guardar tudo que era comestível ou bebível. Eram o tupperware da época.

Por essas e outras, Bodrum faz parte da chamada “Riviera Turca“. Agora vocês sabem: consultem a previsão do tempo e fiquem mais dias aqui.

*Sobre passeios às ilhas gregas (Kós e Rodes):várias agências na cidade, e pode-se ir de barca ou aerobarco, mas tenha sempre em mente que você irá passar por toda a burocracia alfandegária de saída/entrada/saída/entrada entre dois países. Segundo o Trip Advisor, há poucos funcionários na imigração grega e as embarcações não têm aqueeeeeeela pontualidade.

About these ads
Esse post foi publicado em Bodrum, Turquia, Viagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Bodrum: onde a Turquia e a Grécia se encontram

  1. Nívia disse:

    Passei só para dizer: Que espetáculo!!

  2. Mateus disse:

    Me convenceu a colocar na minha wish list de viagem.
    Obrigado e Parabéns

  3. Oi, Arthur. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Beijos,
    Natalie – Bóia Paulista

  4. Josie Lins disse:

    Estive em Bodrum no ano passado e concordo com você. É uma lindeza, tive vontade de ficar mais tempo. Quero voltar um dia para uma semaninha de praia, turismo cultural, badalação e comprinhas.
    Há anos atrás estive também em Kos e Rhodes. É um passeio que vale muito a pena. Sem possibilidade de arrependimento.

    • Arthur "H" disse:

      Pois e, Josie, também me arrependi de não ter programado mais dias. O problema é que essas coisas a gente só sabe depois…
      Quanto a Kós e Rhodes, realmente deve ser muito legal. Mas como eu tinha pouco tempo em Bodrum, resolvi aproveitar a cidade. Valeu!

  5. Lu Malheiros disse:

    Arthur,
    Belíssima viagem!
    Adorei a cara do bichano ;-)
    Abraços

  6. Carmen L. disse:

    Eu particularmente gosto dessa parte do Mediterrâneo, a sua cultura e paisagem. O céu eo mar são uma cor diferente do que em outros lugares. Eu realmente queria ir para a Turquia. Tenho falado muito de suas praias, especialmente Dalyan.

  7. jandira teixeira disse:

    oi Arthur,
    Adorei as fotos . Pretendo ir p/Tuquia em setembro. Como tenho dois roteiros de viagem – uma que depois da Capadocia vai p Bodrum e Izmir e a outra que depois da Capadocia vai para Pamukkale e Kusadasi. Como vc andou por esta regiaõ gostaria de ouvir tua opinião – qual seria mais interessante conhecer?
    aguardo e desde já obrigada
    jandira

    • Josie Lins disse:

      Jandira, se puder vá nos dois. Se tiver m-e-s-m-o que escolher, Pamukale e Éfeso, perto de Kusadasi, são imperdíveis.

      • Arthur PF disse:

        Oi Jandira, concordo com a Josie, vá nos dois. Abs!

      • jandira teixeira disse:

        oi Josie, obrigada pela sugestão. Na verdade são duas empresas distintas, c/roteiros diferentes. Enganei quando falei Pamukikale, pois esta cidade é oferecida nos dois roteiros. Minha dúvida é quanto Kusadasi e canakkale. vale a pena trocar BODRUM por estas duas ? aguardo tua dica

  8. Josie Lins disse:

    Jandira, depende. Tem Éfeso no roteiro de Bodrum?

  9. Arthur PF disse:

    Jandira, eu amei Bodrum. Só pernoitei em Kusadasi, e não fui em Çanakale.

  10. Lica disse:

    Acabo de chegar e estou na página matando as saudades! foram 10 dias sem igual… já quero voltar :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s